Notícias do mercado imobiliário

História do bairro Vila Yara Osasco SP

O ano era 1924 quando a família Sasso se instalou na Vila Yara. Nessa época, Osasco não tinha mais de mil habitantes. Silvério Sasso montou uma leiteria numa pequena chácara localizada na rua que hoje leva seu nome. Seus vizinhos da época - as famílias Viana, Pizapia, Pereira, Coutinho e Bertoni - eram donos de pequenas glebas de dois alqueires.

Por volta de 1945, a Companhia Suburbana Paulista - que dominava os imóveis da região - vendeu parte dos terrenos de sua propriedade (onde hoje se localiza o Jardim Guadalupe) para o conde Matarazzo. O restante foi loteado. Assim, começou a Vila Yara, que tem esse nome em homenagem à filha de um dos donos da Suburbana.

Segundo depoimento do ex-vereador José Sasso ao extinto jornal Primeira Hora, no trecho compreendido entre onde há pouco tempo se localizava a Save e a Ricavel, descendo até o Espaço Feito à Mão, na Rua Deputado Emílio Carlos, havia um posto onde o gado descansava antes de ir para o matadouro do Frigorífico Wilson, que teve muita importância nos primórdios do bairro. As pessoas que começaram a Vila eram funcionários do Frigorífico. Por isso, pode-se dizer que a Vila Yara é um bairro de origem proletária.

Os primeiros moradores se instalaram na região na metade da década de vinte, mas o desenvolvimento começou efetivamente vinte anos depois quando, entre os habitantes, era grande o número de funcionários do Frigorífico Wilson. Segundo antigos moradores, havia muitos imigrantes, principalmente russos e poloneses, que eram contratados para trabalhar nas câmaras frias, pois eram mais resistentes, uma vez que não havia ainda roupas apropriadas. Como a Vila Yara era próxima ao Frigorífico, esses trabalhadores acabaram se instalando no bairro.

Hoje, as colônias estrangeiras são relativamente pequenas. O desenvolvimento tornou o bairro de Vila Yara um dos bairros de maior movimento e número de moradores da cidade de Osasco. A proximidade de um grande número de comércios na Av. Yara e o conglomerado de grandes redes que se instalaram no antigo bairro Industrial Autonomistas, como por exemplo o segundo maior Shopping Center do Brasil (Shopping União de Osasco), transformam dia a dia o perfil de bairro pacato que a Vila Yara manteve por várias décadas.


https://www.omelhordobairro.com/osasco-vilayara/historia

 

08/05/2020 Fonte: O melhor do bairro